sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Uma família de sapatos

Continuação de um texto do manual.
… Depois de saírem para a rua os sapatos começaram a dançar ao luar. De repente as sandálias começaram a pensar e chegaram à conclusão que uma noite de bailarico sem música era um desastre!
As botas de cano alto concordaram e começaram a comentar:
- Ninguém canta!
- Ninguém foi buscar o rádio!
As pantufas de quarto ficaram aconchegadas no seu rico e fofo tapete de lã e como ninguém estava no armário, pé ante pé, foram para lá.
- Isto é que é!
- Tens razão! Estamos com o espaço todo!
Enquanto neste armário duas pantufas dormiam, de fora de casa estavam os sapatos a discutir o assunto. Os sapatos de homem que se achavam os melhores, tentavam resolver os assuntos e davam voltas e reviravoltas à cabeça, mas nada lhes ocorria.
- Porque é que ninguém canta? Quem se oferece?
- Eu ofereço-me! – Disse a sabrina.
- Eu também!
Todos ficaram admirados, o sapato de vela queria cantar. E para espanto de todos eles cantavam muito bem! A sabrina cantava:
- «Lá! Lá! Lá! Lá!».
Enquanto isso o sapato de vela tocava um instrumento que era amarelo, bem não assim tão amarelo, mais para o dourado e era bem pequeno para os sapatos não se magoarem. Quando acabou o bailarico a sabrina foi gravar um disco mais o sapato de vela e eles venderam várias gravações do seu disco e deram-lhe o nome de «Talento escondido».
As pessoas gostavam muito do disco, mas um dia eles cansaram-se de vender os discos e as pessoas de ouvir sempre a mesma coisa.
As noites de bailarico eram sempre cansativas e eles começaram a cansar-se de tanto dançar e começaram a dançar com vários discos. E era assim que quando vinha um disco novo para o rádio todos dançavam.
No armário as pantufas de quarto começaram a dançar às escondidas dos outros com um rádio que vinha de dentro deles. Afinal toda a gente tem direito de dançar.
- As pantufas de quarto estarão a fazer o quê?
Eles ficaram cheios de curiosidade e começaram a pôr várias câmaras no armário.
E agora era vê-los rir a ver os vídeos das pantufas de quarto. Meteram o último vídeo e viram que eram eles a dançar e ainda lhes deu mais vontade de rir. Eles gostaram muito de se ver a dançar e começaram a filmar todos os bailaricos. As pantufas de quarto estavam tristes e disseram:
- Gostávamos muito de poder ir à rua mas ninguém nos leva lá!
Os sapatos ficaram com pena delas e levaram o rádio para o armário e começaram a dançar com elas. As pantufas de quarto ficaram muito gratas e começaram a escrever um poema para demonstrar a amizade.
Eles não eram nada bons a escrever e portanto desenharam o que era para eles a amizade.
Nas noites de bailarico os sapatos começaram a dançar todos juntos e as sabrinas ficaram amuadas, porque ninguém lhes dava atenção mas, de repente, os sapatos de vela foram lá falar com elas e disseram:
- Sabem que quando os sapatos ficam amuados ficam mais feios. - Mentiram eles para ver se elas ficavam sem a cara de amuadas.
Elas ficaram assustadas e tiraram logo essa cara de amuadas e puseram-se todas contentes.
- Agora nunca mais ficam amuadas. Ah! Ah! Ah! Ah! – Disseram os sapatos de vela.
Carolina Mateus

1 comentário:

Camila disse...

Eu realmente gosto de seu blog e as coisas que você colocar nele. Eu não sabia que este blog até a minha cabeleireira sugeriu que eu entrar neste site e ler as coisas. Eu estava no salão de beleza para ter algum tratamento redutor de volume e disse a ele que eu estava à procura de textos que inspiram. beijos